A demarcação das terras, implantação do cafezal e a construção dos ranchos atendia às exigências do Estado, mas não garantiam que estas posses e outras localizadas mais ao fundo do sertão, do lado dos rios Piquiri e Água Branca seriam transformadas em "pleno domínio".
Aventureiros de vários lugares, especuladores imobiliários, protegidos quase sempre por políticos inescrupulosos, conseguiam obter ordens de localização para os mesmos lugares onde já existiam posses e, pela força aterrorizavam e expulsavam os ocupantes de boa fé.
O registro de mortes estúpidas, provocadas por pistoleiros contratados não eram difíceis de acontecer. Na região de Goioerê não foi diferente. O pequeno acampamento às margens do riacho Água Bela estava localizado em lugar estratégico, junto às precárias estradas abertas nas divisas das glebas que demandavam ao Rio Piquiri e ao Rio Água Branca. Desta forma, o caminho para todas as glebas em fase de ocupação passava necessariamente pelo acampamento.
Certa ocasião apareceram alguns aventureiros acompanhados de agrimensores e cerca de 40 trabalhadores, insistiam em se apossar de parte das terras e seguir adiante, demarcando outras posses de agricultores, num total de aproximadamente 25 mil alqueires, buscando ocupar todas as posses legítimas dos primeiros pioneiros.
A reação de Carlos Scarpari, diante da ameaça, foi imediata. Ele armou alguns homens e impediu o grupo de atravessar o rio Água Bela.
O clima ficou tenso na região e inconformados dos fatos, Pedro Parigot em Campo Mourão e, Wladimir Scarpari em Curitiba, fizeram ver as autoridades o perigo iminente de se estabelecer um conflito em uma região que estava tendo uma colonização pacífica e ordeira.
Com a intervenção da polícia de Campo Mourão e de um emissário do Departamento de Terras do Estado, os invasores foram deslocados para outro local.
Esta tentativa de invasão alertou a todos os pioneiros da região, inclusive os Moreira Salles, que estabeleciam suas posses do outro lado do rio Água Branca. Os pioneiros decidiram, então, a contratar Marins Belo para garantir todas as propriedades das glebas 12, 14 e outras. Foi graças a esta medida que se evitou novas tentativas de invasão e assegurou-se para a região uma colonização pacífica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário