segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A cidade cresceu


A cidade cresceu

A Avenida Moisés Lupion em 1954.
No ano de 1.953 foi criado o distrito de Goioerê, pertencente ao município de Campo Mourão, sendo que no mesmo ano foi instalado o primeiro cartório, tendo como oficial Luiz Gonçalves Pereira, que logo transferiu os direitos a Mauro Mori, que auxiliado por seu irmão Koiti Mori, consegue homologação definitiva para ser o titular deste tabelionato.
Koiti Mori desfrutava de grande influência junto à colônia japonesa em Londrina e pode se dizer que indiretamente foi um dos incentivadores da entrada dos primeiros japoneses e descendestes em Goioerê.
Máquina usada para abertura de ruas e estradas.
À medida que a cidade crescia, tornava-se mais urgente à melhoria das estradas e a abertura de outras. Não se podia esperar nenhuma medida do Governo de Estado, contava-se apenas com as providências de Prefeitura de Campo Mourão, cujo prefeito, Daniel Portela, apesar de boa vontade não dispunha de recursos para atender a um município tão extenso.
A estrada ligando Goioerê ao rio Piquiri foi feita aproveitando os picadões abertos pelos agrimensores nas divisas das glebas, mas ela era precária por atravessar muitas aguadas, o que impossibilitava o trafego no tempo de chuvas.
Consciente da importância da ligação com a região de Cascavel, os colonizadores determinaram a locação de uma nova estrada, passando pelos espigões e desviando o máximo das aguadas. Atravessando apenas a Água do Dez, a estrada foi aberta com grande trabalho e sacrifício. Havia trechos em que os tratores tinham de atravessar densas matas.
Foram 30 quilômetros de estradas que mudaram o destino da cidade, pois consolidou a posição como centro de uma região rica e produtiva. Para a construção da estrada muitos donos de terras colaboraram com uma cota de óleo diesel para auxiliar no custeio da obra. Eles entenderam o sacrifício que a empresa estava fazendo, pois sem possuir terras uma colonizadora, esta se portando como tal, construindo uma estrada que passava por terras que nem eram suas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma cidade.
Foi gratificante para os colonizadores verem o Departamento de Estrada de Rodagem (D.E.R) manteve o traçado original da estrada depois que assumiu a sua conservação e que o mesmo traçado foi mantido quando ela foi pavimentada (atual rodovia PR-180).
Goioerê crescia a olhos vistos e aos poucos as ruas iam ficando cheias de casas evidenciando que ali seria uma grande cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário