Pioneiros da cidade
Corria o ano de 1.952. A implantação de infra-estrutura prosseguia rapidamente, a iluminação elétrica, precária a princípio, era fornecida por um grupo de gerador a gasolina, instalado no hotel de madeira recém construído, e distribuía energia para a rede de iluminação da avenida Moisés Lupion no período das 20:00 às 24:00 horas.
A empresa colonizadora vendia os lotes urbanos em prestações em longo prazo, facilitando enormemente as condições para as pessoas que procuravam se instalar no comércio, pequenas industrias ou oficinas, chegando a doar os terrenos, diante do compromisso de se acelerar a instalação do estabelecimento.
A primeira serraria foi instalada por Henrique Schimidt, que foi influenciado por Carlos Scarpari, que algum tempo depois montaria a primeira olaria, às margens do riacho Água Bela, entregando sua administração a José das Dores, o "seo Dedé" e, logo surgiram as primeiras casa de alvenaria.
De Goioerê ao rio Piquiri a colonização foi feita por pessoas vindas do noroeste de São Paulo, que tinham recebido influência direta ou indiretamente de Carlos Scarpari. Do mesmo modo que trabalhadores, especializados ou não, se transferiram para Goioerê, atraídos por seu poder de persuasão ou mesmo contratado por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário